Perguntas Frequentes

Os cursos a distância (Ead) do IFRS não têm aulas ao vivo. Cada curso possui sua própria dinâmica, podendo conter vídeos ou não. O IFRS não fornece apostilas. Todos os materiais são disponibilizados diretamente na plataforma Moodle. Se você desejar, poderá imprimir. Acesse a plataforma Moodle para saber mais.

Os cursos são online e abertos a qualquer interessado. Eles também são:
1. Totalmente gratuitos, inclusive o certificado
2. Totalmente online (não há aulas presenciais)
3. Todos os cursos disponibilizam um certificado reconhecido pelo próprio IFRS
4. Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar
Para mais informações, acesse a página Moodle do IFRS.

Os cursos de pós-graduação, como especializações e mestrados, possuem editais próprios de seleção. Para saber mais, acesse a página de pós-graduação no Portal do IFRS.

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o estudante faz o ensino médio e o curso técnico ao mesmo tempo no IFRS. Para candidatar-se, é necessário já ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental ou equivalente.

Não. As únicas exigências são com relação à formação do candidato. Para fazer um curso técnico integrado ao médio, é preciso ter concluído o ensino fundamental; para fazer um curso técnico concomitante ao ensino médio, é preciso estar cursando o ensino médio em outra escola; e para um curso técnico subsequente ou um curso superior, é preciso já ter concluído o ensino médio.

Um curso de extensão é uma atividade não regular, teórica e prática, para capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização profissional. É aberto para a população em geral.

Os cursos técnicos e superiores (graduações e pós-graduações) do IFRS são presenciais, mas alguns têm parte da carga horária a distância. Os cursos de qualificação são a distância e os de extensão podem ser presenciais ou a distância.

 

Não. A condição é a escolaridade:

  • Para fazer o ensino médio + curso técnico integrado no IFRS é preciso ter ensino fundamental completo. A exceção são os cursos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, além do ensino fundamental completo, exigem idade mínima de 18 anos ou mais.
  • Para cursar um técnico concomitante no IFRS você deve estar fazendo o Ensino Médio em outra escola.
  • Para entrar nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e nos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) é necessário ter ensino médio completo.
  • Já para os cursos de pós-graduação (especializações e mestrados) é preciso ter o curso de graduação concluído.

Não. Os cursos do IFRS são gratuitos, não têm nenhuma mensalidade. Existe apenas o custo da taxa de inscrição no Processo Seletivo de estudantes para cursos técnicos e superiores.