Como entrar em um curso do IFRS

Nesta seção você vai conhecer o que é preciso fazer para entrar nos cursos do IFRS (formas de ingresso).

Cursos técnicos e superiores de graduação

Processo Seletivo de estudantes

Uma das formas de ingressar em um curso técnico ou de graduação do IFRS é participando de um processo seletivo que contempla diferentes formas de seleção (confira a seguir). Esse processo ocorre duas vezes ao ano, para ingresso no primeiro ou no segundo semestre. No entanto, alguns cursos são ofertados apenas uma vez ao ano. É importante ficar atento porque as inscrições abrem com bastante antecedência em relação ao ingresso: quem quer começar a estudar em fevereiro ou março precisa se inscrever normalmente em setembro do ano anterior; já para quem pretende começar no meio do ano, as inscrições ocorrem em abril. As informações detalhadas são publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br, em editais.

*Editais são documentos que detalham sobre um assunto. No caso do processo seletivo de estudantes, apresentam informações e etapas da seleção, como período de inscrição, cronograma com datas importantes, como se inscrever etc. É importante a leitura completa do documento, pois nele você vai encontrar a resposta para a maioria das dúvidas. 

As possibilidades de seleção são:

– pela realização de uma prova, tanto para os cursos de graduação quanto para os cursos técnicos; 

Pessoas com deficiência e lactantes podem solicitar atendimento ou condição especial para a realização da prova.  

– com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): para os cursos superiores de graduação ou técnicos subsequentes ao ensino médio;

– por sorteio entre os candidatos inscritos, conforme opção do campus, para os cursos técnicos.

Para saber a forma de ingresso no curso que você tem interesse, confira as informações nos editais ou na página de cursos do site ingresso.ifrs.edu.br.

Processo EJA – A seleção para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também faz parte do processo seletivo unificado, mas não tem provas. O candidato se inscreve, participa (obrigatoriamente) de uma palestra de esclarecimentos sobre o curso e de uma entrevista que leva em conta, para pontuação, a idade, o último ano que frequentou a escola e a modalidade que cursou o ensino fundamental. O objetivo é dar prioridade para as pessoas com idade mais avançada e afastadas da escola há mais tempo. 

Transferência

O estudante regularmente matriculado que pretende trocar de curso, de campus ou mesmo de instituição de ensino, pública ou privada, pode solicitar transferência. As transferências são aceitas somente para cursos no mesmo nível e modalidade, para áreas afins e mediante a existência de vagas. Os pedidos de transferência deverão ser encaminhados à Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, do campus de destino.

Para cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio, a solicitação pode ser feita a qualquer tempo. Para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores, deverão ser observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. Cada campus possui um edital próprio com o número de vagas, prazos disponíveis e documentação exigida para o processo de transferência. As solicitações são aceitas conforme alguns critérios e mediante a existência de vagas.

O calendário acadêmico encontra-se no site dos campi (clique no nome do campus para acessar o site da unidade), assim como o contato dos Registros Escolares, setor no qual é possível obter mais informações.

Ingresso de diplomado

Quem tem diploma de curso superior ou de curso técnico subsequente ao ensino médio pode solicitar matrícula em cursos do IFRS. Os pedidos serão atendidos caso existam vagas após a conclusão dos processos de transferência.

Para os que possuem diploma de graduação, é possível solicitar ingresso no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Quem tem diploma de curso técnico subsequente ao ensino médio pode solicitar apenas para cursos do mesmo nível e forma (ou seja, técnicos subsequentes).

O pedido deverá ser encaminhado para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do campus de interesse, ou equivalente, observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico ou em editais. O calendário acadêmico encontra-se na aba Espaço do Estudante no site dos campi do IFRS. Os editais ficam dispostos em lista na parte inferior da capa do site do campus.  

Ingresso de estudante visitante estrangeiro

Para se inscrever, o estudante de outro país deverá encaminhar à Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS, por meio do setor responsável pela Mobilidade Estudantil de sua instituição, uma série de documentos que estão relacionados no site do IFRS, na página “Extensão” -> “Assessoria de Assuntos Internacionais”. Ali você também encontra todos os pré-requisitos e informações completas sobre como proceder.

Ingresso de estudante visitante nacional

Para que a mobilidade estudantil nacional ocorra é preciso o convênio entre as instituições. As vagas disponíveis e documentação necessária são divulgadas nos editais de mobilidade estudantil, publicados pelos campi conforme disponibilidade de cada unidade em período definido em seus calendários acadêmicos. Para mais informações, o e-mail para contato é: [email protected]

Especializações e mestrados

Cada curso de especialização e mestrado possui processo seletivo próprio. Na seção “Tipos de cursos deste site, você acessa a lista com todas as opções disponíveis. Já na seção “Cursos” você pode buscar mais informações sobre a opção de seu interesse.

Para os cursos de mestrado existe a possibilidade de cursar matérias isoladamente, como aluno especial. Essas informações você encontra no site de cada curso de mestrado (acesse pela seção “Cursos”).

Cursos de curta duração EaD

Para se inscrever em um curso a distância, basta acessar o site Moodle do IFRS ou Aprenda Mais e fazer seu cadastro. No alto da página inicial, clique no item “acessar”, ao lado de onde diz “Você ainda não se identificou”. Depois vá em “Esta é a sua primeira vez aqui?” e escolha “Criar uma conta”. Basta preencher com os seus dados e enviar o formulário.

Acesse seu e-mail e confirme a sua conta. Após isso, você poderá acessar o sistema e escolher o curso que deseja.”

Extensão

A forma de ingresso e a oferta desses cursos é bastante variada. Para saber os detalhes, acompanhe o site do campus de interesse.